fbpx

Os 10 mitos e fatos sobre containers para construção civil

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
Telegram

Minha casa de container vai ficar muito quente? Vou me sentir dentro de uma “lata de sardinha”? É seguro, mesmo?

Inúmeras são as dúvidas quando falamos de um sistema construtivo novo e inovador. E com as dúvidas vem os mitos, que atrapalham na hora de você escolher a melhor opção para seu empreendimento.

Nesse artigo a gente conta para você os 10 principais mitos e fatos sobre a utilização de containers marítimos para construção civil.

Quais são as medidas dos containers?

A Solução Home Containers utiliza em suas obras apenas containers do estilo DRY, HC e REEF. Isso significa que nos tempos em que eram utilizados para carregamento, apenas cargas embaladas e secas ou que precisavam ser mantidas refrigeradas foram transportadas, diminuindo muito o risco de contaminação de seu interior.

O tamanho desses containers é padronizado em pés:

  • Container 20 pés DRY = 6,05m comp x 2,43m larg x 2,60m alt
  • Container 40 pés DRY = 12,09m comp x 2,43m larg x 2,60m alt
  • Container 40 pés HC = 12,09m comp x 2,43m larg x 2,90m alt

Mas não se preocupe, sua obra pode utilizar diversas combinações de containers, chegando ao espaço interno desejado por você.

Não esquenta?

As chapas metálicas são de fato excelentes condutoras de calor, porém a Solução Home Containers utiliza em todos os projetos uma manta de lã de vidro para isolamento térmico e acústico. Através desse isolamento conseguimos resultados iguais ou melhores do que a alvenaria. 

Além disso, pode-se utilizar o container REEF, que foi concebido para transportar cargas refrigeradas, e possui um excelente isolamento térmico desde sua concepção.

Outras soluções complementares e sustentáveis para sua obra são:

  • ventilação cruzada;
  • coberturas (telhado comuns, telhado verde, deck);
  • paredes verdes;
  • vegetação;
  • tinta térmica reflexiva;
  • painéis fotovoltaicos.

Vou me sentir oprimido dentro de uma casa container?

O fato da obra ser modular e dos containers poderem ser arranjados de modo a possuírem excelente espaço interno, faz com que esse mito seja imediatamente desconstruído.

Nossas orientações são para que os projetos sejam realizados de forma a  favorecer a ventilação, a iluminação e a circulação de ar (ventilação cruzada), fazendo com que se torne um espaço bastante confortável, além de sustentável.

Lembre-se: em uma construção com containers o acabamento pode ser feito da maneira que você desejar. Isso significa que você pode escolher um estilo mais industrial, com as chapas de containers aparentes, e até mesmo um estilo mais clássico, em que não seria possível dizer a primeira vista que seu projeto foi feito com containers marítimos.

É mais barato?

Verdade! Uma obra em container costuma ser em média 30% mais barata do que uma construção convencional, considerando as mesmas características de projeto e acabamento.

A redução no custo final está normalmente relacionada ao design do projeto, tipo de materiais utilizados e localização. 

Mas não se engane: valores de metro quadrado muito baixos podem significar a entrega de um container em fases muito iniciais e pouco confortáveis. Fique ligado!

É seguro contra roubos?

Os containers marítimos são produzidos com chapas de aço altamente resistentes (espessura de 2mm), sendo extremamente difícil seu arrombamento.

Suas portas originais também apresentam bastante segurança, já que são projetadas afim de manter o módulo estanque, quando fechado.

Qual a durabilidade?

O Container marítimo tem vida útil longa – em média 92 anos – e sua estrutura é altamente resistente, pois é projetado para resistir às diversas intempéries e suportar grandes cargas.

Em um terreno, se feita a manutenção adequada, pode superar esta estimativa.

Qual a documentação necessária para regulamentação junto à Prefeitura?

Costuma ser similar à exigida para a construção convencional. Neste caso, o indicado é que se faça uma pesquisa junto à Prefeitura do município onde a obra será executada para se obter o detalhamento.

Outros Posts

Solução Home na Netflix

Orgulhosos de sermos parceiros no hit da Netflix: “Ilhados com a Sogra “Contribuímos com o desenvolvimento das casas contêineres, e também da cozinha! Agradecemos a oportunidade de participar desse desafio!!Em

Solução Lifestyle Home Sustentável!

O lifestyle sustentável, ou estilo de vida sustentável, é uma forma de viver em harmonia com o meio ambiente, adotando práticas e comportamentos que visam reduzir o impacto negativo sobre

Passo a passo consciente

O estilo de vida sustentável é realmente uma manifestação de consciência e conexão com a natureza. É um convite para encontrar a harmonia e agir com parcimônia, reconhecendo a importância

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *