fbpx

04 pontos relevantes entre Construção Sustentável, ESG e Carbono Zero

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
Telegram

Sistema Construtivo Sustentável, ESG (Environmental, Social and Governance) e Carbono Zero estão relacionadas ao objetivo comum de promover práticas e abordagens mais sustentáveis em relação ao meio ambiente.

1. Sustentabilidade ambiental: tanto o sistema construtivo sustentável quanto a abordagem ESG e o conceito de carbono zero buscam reduzir o impacto ambiental causado pelas atividades humanas. Eles promovem a adoção de tecnologias, materiais e métodos de construção que são menos prejudiciais ao meio ambiente, minimizando o consumo de recursos naturais, a emissão de poluentes e a geração de resíduos.

2. Responsabilidade social: o ESG enfatiza a importância das empresas e organizações agirem de forma socialmente responsável. Isso inclui a consideração dos impactos sociais das atividades de construção, como garantir condições de trabalho justas, segurança dos trabalhadores, respeito aos direitos humanos e engajamento com a comunidade local. O sistema construtivo sustentável também abraça essa perspectiva social, ao buscar criar ambientes construídos seguros, saudáveis e inclusivos para as pessoas.

3. Governança e transparência: a abordagem ESG e a adoção de práticas de construção sustentável valorizam a boa governança corporativa e a transparência. Isso envolve a implementação de políticas e estratégias que considerem os interesses de diferentes partes interessadas, incluindo acionistas, colaboradores, clientes e sociedade como um todo. Além disso, a adoção de normas e certificações relacionadas à sustentabilidade, como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), evidencia o compromisso das organizações em seguir práticas sustentáveis.

4. Redução das emissões de carbono: o conceito de carbono zero busca reduzir ou compensar completamente as emissões de gases de efeito estufa associadas a determinada atividade ou construção. Tanto o sistema construtivo sustentável quanto as diretrizes ESG incentivam a adoção de ações para mitigar as emissões de carbono, como a eficiência energética, o uso de fontes renováveis de energia e a incorporação de tecnologias de baixo carbono. Ambos visam alcançar a neutralidade de carbono e contribuir para a redução do aquecimento global.

Essas são algumas das principais semelhanças relevantes entre o sistema construtivo sustentável, ESG e a abordagem de carbono zero. Ao adotar esses conceitos e práticas, é possível promover um desenvolvimento mais consciente e sustentável na indústria da construção e nas atividades empresariais em geral.

Outros Posts

Loft Contemporâneo - Ana Helena Ferrari - Campinas Decor 2017

5 vantagens da construção com containers

A construção com containers marítimos está cada vez mais difundida no Brasil e no mundo. Mas quais são as vantagens desse sistema construtivo? Nesse artigo listamos para você os principais

Residencial New York - Ana Helena Ferrari - 2018 - moradia estudantil - kitnet

Residencial New York

Finalizada em 2018, o Residencial New York fica em Barão Geraldo e tem como objetivo atender aos estudantes da UNICAMP e demais universidades do pólo acadêmico. A obra, projetada pela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *